segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que devo fazer para ter um som mais bonito?



Resposta: Voce deve fazer Estudo de Sonoridade de 15 a 30 minutos diários.

Estudo de Sonoridade é para toda a vida, dia a dia devemos procurar um som mais bonito. Primeiro você precisar saber o que deseja. Deseja um som mais forte, mas suave, mais doce, enfim, você deve procurar o que lhe agrada mais, aquele que fale de você mesmo. Desde inicio o flautista precisa ter conhecimento sobre o mecanismo da embocadura e sentir o que seus lábios estão fazendo para procurar o melhor lugar para ter um belo som. (Entre ma seção Embocadura) Existe três excelentes exercícios para melhorar o som, executar notas longas, De la Sonorité  de Marcel Moyse e estudo de Tone de James Galway. Exercitar Escala também é essencial para uma melhor sonoridade.

1) Notas longas.

No estudo de Sonoridade tocamos notas de longa duração para encontrar uma boa posição na embocadura e ter um bom som.  Você pode começar tocando a nota Si da segunda oitava por 5 minutos e quando estiver executando-a, procure um melhor som movendo seus lábios, cabeça, mas nunca a flauta, de modo a encontrar o som desejado. Depois da nota Si, faça também a nota Lá, Sol, Fá e etc. Não precisa estudar todas as notas da flauta em único dia, cada dia escolha um ou mais de uma para estudar. 

2) De la Sonorité  de Marcel Moyse, primeira parte.

O método de Sonoridade de Marcel Moyse conhecido como De la Sonorité, tem sido a Bíblica da embocadura de muitos flautistas. Baixe este método no link: http://www.4shared.com/file/75661076/4e80e6e1/FLAUTA_-_MTODO_-_Marcel_Moyse_-_De_la_Sonorit_-_Art_et_Technique.html 

A primeira parte deste método irá ajudá-lo ter um só mais homogêneo entre os diferentes registros e as notas de difícil execução. Para baixar, sobre link clique com botão direito do Mouse e clique em "Salvar como..." ou baixos no radopé desta página.

Você deve executá-la na velocidade de 60 bpm e MF (meio-forte, forma natural de tocar) e em cada frase deve-se executar com uma coluna de ar constante, buscando a pureza do som e uma rigorosa afinação em cada nota. Na passagem de uma nota para outra não se deve martelar as notas, faça uma mudança suave.  É importantes observar que a qualidade do seu som depende de um lado, da posição dos lábios no bocal e, por outro lado, sobre a força e velocidade da coluna de ar.

  • Galway, Tones - exercicios.zip - em 01/09/2010 05:30 por Nilson Mascolo Filho (versão 1)
    774 KB Visualizar Download
  • O que devo fazer para ter um som mais bonito, EDF.pdf - em 12/11/2009 09:57 por Nilson Mascolo Filho (versão 1)
    52 KB Visualizar Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário